terça-feira, 6 de maio de 2014

Balanço Patrimonial

Bom, nós acabamos de ver aqui sobre a importância da contabilidade nas empresas de uma forma geral. Mas você sabe o que, basicamente, a contabilidade faz dentro da empresa?
Você já deve ter ouvido a expressão “fechar o balanço” e provavelmente, se você trabalha, já deve ter visto uma vez ou outra o contador da empresa se descabelando porque tem muito trabalho a fazer.
Quando um contador diz que tem que “fechar um balanço” ele se refere ao fato de que deverá montar um documento onde conste tudo o que a empresa possui (ativo) e todas as suas obrigações (passivo) e ambos os lados devem fechar com o mesmo valor. A este documento, dá-se o nome de Balanço Patrimonial.
Veja abaixo a estrutura de um Balanço Patrimonial:





Como podemos ver, o lado esquerdo do quadro corresponde ao Ativo, que são os bens e direitos da empresa, todo o patrimônio que ela possui em seu nome.
Do lado direito do balanço, encontra-se o Passivo, que são as obrigações da empresa com terceiros (fornecedores, bancos, etc.). Também está do lado direito o Patrimônio Líquido, pois podemos considerar que o dinheiro investido pelo dono em uma empresa é uma “obrigação” dela de volta com o dono.
Porém, o modelo dado acima é muito básico, apenas para que seja compreendida a estrutura do balanço no geral. Tudo certo? Então vamos para frente.
Dentro dos direitos e deveres, destacam-se grupos que existem para melhor organizarem a “vida” da empresa dentro do balanço. São eles:

ATIVO:
·         Ativo circulante – são as disponibilidades: estoques, caixa, créditos, etc.
·         Ativo não circulante – é a parte do ativo que não gera liquidez imediata. Dentro deste existem: os investimentos (ações em outras empresas); os realizáveis em longo prazo; os imobilizados (veículos, imóveis, etc.) e os intangíveis.
PASSIVO:
·         Passível circulante – dívidas de curto prazo.
·         Passível não circulante – nele encontram-se dívidas exigíveis em longo prazo.
·         Patrimônio Líquido – é a diferença entre o passivo e o ativo, constituído principalmente por capital social (capital próprio/do dono) e reservas de lucros. 

 

Para não complicar demais, vamos parar por aqui hoje. Esperamos que o CSN esteja te auxiliando a completar seus estudos em Contabilidade. Bom proveito e qualquer dúvida, estamos à disposição. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário