quarta-feira, 7 de maio de 2014
Diante da dificuldade de alguns, divulgamos alguns termos mais utilizados sobre Contabilidade :
A
AMORTIZAÇÃO: Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Empréstimos bancários e hipotecas são, em geral, pagos dessa forma. Usado às vezes como sinônimo de depreciação, quando se trata de bens ou direitos intangíveis como marcas e patentes.
ATIVO: Qualquer bem possuído por uma empresa que possa ter seu custo mensurado. Ativos são os títulos de renda fixa, ações, debêntures, imóveis (caso de fundo imobiliário) e qualquer outro valor possuído pelo fundo.
ATIVO CIRCULANTE: Bens líquidos possuídos por uma empresa, pode ser dinheiro em caixa, ou um bem que possa ser rapidamente convertido em dinheiro. Inclui também itens adquiridos com a intenção de serem vendidos para gerar caixa no período de até um ano após sua compra. São os ativos com maior grau de liquidez na composição do balanço patrimonial de uma empresa. Segundo a contabilidade, são os bens mais fáceis de serem convertidos em dinheiro.
ATIVO CIRCULANTE LÍQUIDO: Sinônimo para Capital de Giro.
B
BALANÇO PATRIMONIAL: Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo. Tem como objetivo demonstrara situação econômico-financeira da empresa, segundo as normas contábeis.
BENS: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.
C
CAIXA: Valores que a empresa tem em seus locais, isto é, dentro de casa.
CAPITAL INICIAL: Montante de recursos investidos para iniciaras atividades de uma empresa.
CAPITAL SOCIAL: É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
CONTA A PAGAR: Dinheiro devido por uma empresa, por exemplo, a um fornecedor.
CONTA A RECEBER: Dinheiro devido a uma empresa, por exemplo, por um cliente.
D
DÉFICIT: Excesso de despesa sobre a receita, quer na previsão, quer na realização.
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS: Demonstrações das principais contas da empresa, relatadas no balanço da empresa no exercício. Nas empresas abertas devem ser publicados no Diário Oficial e no jornal de maior circulação onde a maioria das ações da empresa é negociada.
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS (DRE) : Representa o confronto entre as receitas e os custos / despesas da empresa num determinado período de tempo.
DESPESAS: São os gastos necessários às operações da empresa e que não tem relação direta com o produto ou mercadoria para a venda.
DÍVIDA ATIVA: A constituída pelos créditos do Estado, devido ao não pagamento pelos contribuintes, dos tributos, dentro dos exercícios em que foram lançados. Por isso, só os tributos diretos, sujeitos a lançamento prévio, constituem dívida ativa.
E
ENCARGOS SOCIAIS: Conjunto de obrigações trabalhistas que devem ser pagas pelas empresas mensalmente ou anualmente, além do salário do empregado.
ESTOQUE: Bens adquiridos prontos para revenda, ou armazenados na forma de matéria-prima, ou em processo de fabricação.
F
FALÊNCIA: Quando, através de ação judicial, uma empresa é declarada incapaz de saldar seus débitos nos prazos contratuais, ou mesmo se for beneficiada pelo adiamento dos prazos, caso da concordata.
FATURA: Lista de produtos comprados ou serviços prestados com informações sobre quantidade e preço. É enviada ou entregue diretamente ao cliente. Também chamada informalmente de "nota".
FLUXO DE CAIXA: Demonstrativo de recebimentos e pagamentos de uma empresa ao longo de um dado período. Também usado para descrever o saldo de entradas e saídas de determinado projeto.
H
HIPOTECA: Empréstimo de longo prazo normalmente garantido por um ativo fixo. É melhor caracterizado como passivo de longo prazo do que como passivo circulante.
I
IMPOSTO DE RENDA: Tributo cobrado das pessoas ou empresas sobre a renda obtida no exercício de suas atividades profissionais ou comerciais, ou ainda sobre os rendimento resultantes de aplicações financeiras. No caso das pessoas, quanto maior a renda, maior a taxa de imposto a ser paga ao governo.
J
JUROS: Taxa de rendimento paga por bancos, empresas e pessoas físicas que tomam dinheiro emprestado, seja para uso próprio ou para repasse a terceiros.
L
LIQUIDEZ: No mercado financeiro, é a facilidade e rapidez com que se converte um investimento qualquer em moeda corrente, com a menor perda possível de rentabilidade. Quanto mais rápido um título ou bem pode ser vendido no mercado, com o menor nível de perda de rentabilidade, maior a sua liquidez.
LUCRO: Excedente das vendas em relação aos custos e às despesas durante um período contábil. Não necessariamente aumenta o caixa.
M
MULTA: Pena pecuniária imposta ao devedor faltoso para com a obrigação.
N
NUMERÁRIO: Dinheiro; moeda.
O
ORDEM DE PAGAMENTO: Qualquer documento escritural em que uma pessoa autoriza outra a receber pagamento de uma terceira. Nesse contexto, as ordens de pagamento mais comuns são o próprio papel moeda e o cheque.
P
PASSIVO: Conjunto das dívidas e obrigações que uma pessoa física ou jurídica deve satisfazer. É o oposto do Ativo, o qual representa o conjunto dos direito e bens da empresa
PASSIVO CIRCULANTE: Obrigações de uma empresa exigíveis em prazo inferior a um ano. Inclui contas a pagar, contas com fornecedores e salários a pagar.
PATRIMÔNIO: Conjunto de bens direitos e obrigações de uma entidade.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Montante do patrimônio da empresa que pertence aos sócios. Eleva-se através do lucro e reduz-se através dos prejuízos. O patrimônio líquido corresponde à diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (dívidas e obrigações) de uma empresa. Se o passivo supera o ativo, temos um patrimônio líquido negativo.
PLANO DE CONTAS: Estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis numa entidade. O plano contém diretrizes técnicas gerais e específicas que orientam a feitura dos registros dos atos praticados e dos fatos ocorridos na entidade.
R
RECEBÍVEIS: São títulos de crédito originados do faturamento de bens e serviços vendidos e, usualmente, entregues.
RECEITA: Sinônimo de faturamento. Às vezes, usado também com o significado de vendas.
REGIME DE CAIXA: Modalidade contábil que considera para a apuração do resultado do exercício apenas os pagamentos e recebimentos ocorridos efetivamente no exercício.
REGIME DE COMPETÊNCIA: Modalidade contábil que considera os fatos contábeis ocorridos durante o exercício para fins de apuração dos resultados do mesmo.
RESERVA DE CAPITAL: Reserva criada, a partir do lucro, para garantir a liquidez da empresa, aumentar o capital de giro e fornecer numerário para eventuais melhorias, ampliações ou investimento.
T
TRIBUTO: Receita instituída pela União, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições de melhoria, nos termos da Constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
V
VENDAS BRUTAS TOTAIS: É o faturamento total, consideradas à vista e as vendas a prazo e refere-se ao volume financeiro dos negócios realizados pela empresa, ou seja, é a quantidade vendida de produtos multiplicada pelos seus respectivos Preços de Venda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário